As boas contas do Município de Gaia

Por | Crónicas | Sem Comentários

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016 trouxe boas notícias sobre o município de Gaia, sustentando quantitativamente as melhorias que vêm sendo registadas nos diversos indicadores e que culminaram, já este ano, com a entrada das contas da autarquia “no verde”. Significa isto que, desde junho último, a Câmara de Gaia voltou a estar dentro do limite legal de endividamento das autarquias. Este dado não está, naturalmente, plasmado no documento da Ordem dos Contabilistas Certificados, que reporta ao ano de 2016. Um dos pontos de destaque neste relatório diz respeito aos resultados líquido, sendo que, neste índice, Vila Nova de Gaia foi o sétimo melhor município em 2016. De salientar, igualmente, é a descida no que diz respeito ao valor total de passivo exigível (dívida), num total de 170,141ME em 2016, menos cerca de 16ME do que o verificado em 2015. Com este resultado, Gaia foi um dos municípios portugueses…

Ler Mais

O incontornável Marés Vivas

Por | Crónicas | Sem Comentários

Gaia recebeu, no passado fim-de-semana, mais uma edição do Marés Vivas. Um novo sucesso absoluto daquele que é hoje um evento incontornável na agenda de festivais de verão do País e da Península Ibérica. Foram três dias de casa cheia, com o recinto junto ao fantástico cenário da praia do Cabedelo repleto de festivaleiros mais e menos novos, portugueses e das mais diversas nacionalidades. Todos vivenciando a mesma felicidade, o sentimento unânime de partilha das noites de verão, da música e da paisagem, elementos que tornam o Marés Vivas um momento ímpar. Este festival é um acontecimento absolutamente marcante para a região e para o País que, ano após ano, vem consolidando o seu prestígio. Consegue promover o equilíbrio entre um evento visitado por inúmeras famílias e, ao mesmo tempo, por um público que se internacionalizou, fazendo com que as parcerias, os apoios e os patrocinadores saiam daqui, também eles,…

Ler Mais

As boas práticas municipais

Por | Notícias | Sem Comentários

Tão importante como a concretização de projetos inovadores por parte dos municípios é a comunicação e divulgação desses projetos como exemplos de boas práticas. É fundamental dar a conhecer aos cidadãos as boas práticas municipais que acontecem no país. Assim, gostaria de divulgar uma publicação recente elaborada por duas dezenas de académicos e investigadores de universidades, politécnicos e escolas de gestão e que tem por título: Sucess Full – Casos de sucesso nos municípios portugueses, que apresenta 13 casos de sucesso com origem em diversos municípios. Este é o primeiro volume de uma coleção que coloca em destaque experiências bem-sucedidas de gestão municipal. Lamego, Mangualde, Maia, Paredes, Melgaço, Vila do Conde e, naturalmente, Vila Nova de Gaia, entre outras câmaras, veem assim publicados, perante o olhar do grande público, projetos direcionados para o desenvolvimento sociocultural e económico dos seus concelhos. Esta publicação aborda temáticas tão diversas como o turismo e…

Ler Mais

Gaia Todo um Mundo em destaque

Por | Crónicas | Sem Comentários

As questões da ecologia, da sustentabilidade do meio ambiente e das alterações climáticas são de primordial importância ao nível das estruturas supranacionais, dos governos nacionais, mas também ao nível do poder municipal. Com a inusitada saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, Trump voltou a trazer para cima da mesa a discussão sobre o equilíbrio ambiental do nosso planeta. Em Gaia, temos procurado incentivar a reflexão sobre estas questões centrais para a humanidade. No passado domingo, organizámos no Parque da Lavandeira um megaevento que procurou aproximar as famílias gaienses da questão ecológica. O Festival Eco-Famílias juntou mais de 10 mil pessoas, promovendo o contacto das nossas crianças com a Natureza. De 15 a 18 de junho, estão todos convidados a comparecer a um evento que se desmultiplica em mais de 70 iniciativas – o «Fórum Internacional Gaia Todo um Mundo» –, centrado no tema do desenvolvimento sustentável e das…

Ler Mais

Investir de forma inteligente

Por | Crónicas | Sem Comentários

Hoje, venho falar-vos de investimento. É preciso manter este ciclo de crescimento económico que o país atravessa, através de um pensamento muito preciso e ponderado nos investimentos a realizar. António Costa afirmava, em Gaia, no último sábado, que está na altura de fazer os “investimentos certos, para romper de vez com o período de crise, entrando num longo período de convergência com a União Europeia”. É preciso manter o país competitivo para atrair empresas, através de uma forte acentuação da diversificação económica. É preciso, sobretudo, que este ciclo económico não seja centrado na competitividade pelos baixos salários mas na criação de emprego com remunerações dignas. Compete ao Governo eliminar os bloqueios estruturais que subsistam e as autarquias devem seguir o mesmo caminho, criando um ecossistema favorável ao empreendedorismo mas não baseado na especulação e que assuma padrões europeus elevados de respeito pelas pessoas, ajudando a construir um país melhor para…

Ler Mais

Gaia, ponto de encontro para o mundo

Por | Crónicas | Sem Comentários

Há um ano foi lançada a nova marca de cidade em que Gaia aparece com a assinatura «Todo um Mundo». Fazendo das palavras atos, a Câmara Municipal de Gaia promove um Fórum Internacional, Gaia – Todo Um Mundo, de 15 a 18 de junho, em diversos locais do seu centro histórico. Um espaço de ideias e de reflexão em que Gaia se abre ao mundo, seja acolhendo personalidades internacionais, seja discutindo ideias que tocam questões cosmopolitas e universais. O grande tema desta primeira edição do Fórum Internacional é o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas. Portanto, duas abordagens que tocam grandes problemáticas da experiência contemporânea e dois dos problemas mais prementes da humanidade. O evento autodenomina-se como a festa da cidadania universal e posiciona Gaia no centro do pensamento sobre a nossa criação e mundividência contemporâneas. Será, de facto, uma grande festa uma vez que o espaço é diverso e…

Ler Mais

A redução do défice e a retoma da economia

Por | Crónicas | Sem Comentários

A Comissão Europeia recomendou, nos últimos dias, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009. O vice-presidente desta instituição, Valdis Dombrovskis, reconhece que “os Portugueses percorreram um longo caminho para ultrapassar a crise”. São extraordinárias estas notícias, que projetam a nossa economia e as nossas finanças no bom sentido e nos permitem respirar de alívio. Portugal deixa de estar debaixo do braço corretivo e passa para o braço preventivo do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Temos de agradecer ao Governo português, e em particular ao nosso ministro das Finanças, Mário Centeno, o esforço que tem conseguido empreender na consolidação das finanças nacionais. Se em 2016 reduzimos o défice para 2% do PIB, o ministro das Finanças pretende que em 2017 se fique por 1,5% e em 2018 seja reduzido para 1%. Diminuímos mais do que Bruxelas nos pedia. A economia portuguesa entrou num…

Ler Mais

O exemplo do Papa Francisco

Por | Crónicas | Sem Comentários

Apesar de curta, a passagem do Sumo Pontífice pelo nosso país serviu para aproximar os portugueses de uma mensagem de paz e de esperança que não deixa de fora os deserdados da sociedade. Com efeito, o Papa Francisco fez questão de não excluir ninguém da sua mensagem de fé cristã, especialmente “os doentes e as pessoas com deficiência, os presos e os desempregados, os pobres e os abandonados”. Assim, o Santo Padre fez questão de incluir os desfavorecidos e os excluídos na sua voz, dando voz aos que não a têm. Ao mesmo tempo que incluía na sua mensagem pessoas que estão à margem, o Santo Padre sublinhava que a Igreja deve prosseguir a sua missão sem esbanjamento e ou luxos. Uma verdadeira lição de humildade e simplicidade foi o que o Papa Francisco nos trouxe. Todos somos interpelados a agir e a deixar de parte a indiferença que por…

Ler Mais

Vive la France!

Por | Crónicas | Sem Comentários

No dia seguinte às presidenciais francesas lia-se na capa do «El País» que a França derrotara o radicalismo. Já o «The Guardian» escrevia na sua capa que a França continua dividida, apesar de Macron ter ganho as eleições. Ambas as mensagens são acertadíssimas. A noite de domingo passado trazia uma vaga de esperança demonstrada pela resistência de uma larga maioria de franceses ao projeto radical e extremista de Marine Le Pen. Por outro lado, a Frente Nacional reforçou a sua votação, tendo conseguido cerca de 11 milhões de votos, o que não é de desprezar. São muitas as pessoas que apoiam as ideias nacionalistas e securitárias de Marine Le Pen. Emmanuel Macron terá pela frente a árdua tarefa de voltar a unir a França contra o medo e as divisões. “Vocês escolheram a audácia, e vamos persegui-la. Porque é o que a Europa e o mundo esperam de nós. Esperam…

Ler Mais

Gaia e os resultados do investimento inteligente

Por | Crónicas | Sem Comentários

A Câmara Municipal de Gaia aprovou, por unanimidade, o relatório de contas de 2016. Não hesito em afirmar que este é, claramente, o melhor orçamento da década, aliando uma execução orçamental elevada a uma redução do passivo extraordinária, exemplar em todo o país. Uma redução de mais de 128 milhões de euros que faz com que seja possível, muito em breve, entrarmos no “verde” no que concerne ao limite legal de endividamento pela primeira vez em mais de uma década. Conseguimos estes resultados sem “atacar” o bolso dos contribuintes e sem o balão de oxigénio que são os fundos comunitários, mas apostando num desenvolvimento inteligente do município, na recuperação do seu bom nome, no trabalho em rede. Cada vez é mais demonstrável que o novo modelo de desenvolvimento não assenta em dicotomias radicais. É possível definir estratégias de desenvolvimento com sustentabilidade financeira, investir de forma inteligente sem romper as condições…

Ler Mais

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Please leave this field empty.

×